Casamentos

Como organizar o Cortejo do Casamento

Muitas dúvidas surgem em relação à organização do Cortejo. Hoje, vamos falar sobre esta organização para casamentos cristãos (Católicos e Evangélicos) e Ecumênicos.

Antigamente, tínhamos apenas dois casais de padrinhos, uma para a noiva e um para o noivo, que já aguardavam os noivos no altar. Assim, o cortejo se resumia à entrada do Noivo, dos Pais, das Damas e da Noiva. Às vezes, até os pais aguardavam no altar. Mas, como tudo se transforma não poderia ser diferente no mercado de casamentos.

Atualmente, os casais de padrinhos fazem parte do cortejo, destacando sua grande importância na vida do casal. E as dúvidas começam a aparecer… “ Quem entra primeiro?” , “ De que lado as madrinhas entram?”  A resposta é simples!!! Não existe nenhuma regra a ser seguida à risca em relação ao Cortejo. As regras que DEVEM ser seguidas sem discussão, sem hesitar, são em relação ao posicionamento dos pais, padrinhos e dos noivos no altar, mas este será explicado em um próximo post detalhadamente.

Cada casal pode decidir, ouvindo e confiando no seu Cerimonialista, nos casamentos tradicionais, o noivo opta por entrar primeiro  (acompanhado de sua mãe), seguido dos pais (pai do noivo e mãe da noiva), padrinhos, pajens com as damas e a tão esperada entrada da Noiva! Outra forma, que tem sido a preferida da maioria dos casais é a entrada dos padrinhos, entrada dos pais, entrada do noivo com a sua mãe, pajens com as damas e a entrada da Noiva. Esta forma de cortejo foi criada depois de muitos questionamentos sobre não ter ninguém para “recepcionar” o Noivo no altar, já que, atualmente, ele participa da organização do casamento desde o início. Desta forma, quando o Noivo chegar ao altar, os pais e padrinhos já estarão lá para prestigiá-lo.

Quanto ao posicionamento das mulheres no cortejo, as mães, as madrinhas e a Noiva, fica à critério do cerimonial, lembrando que deve haver um critério a ser usado. EU, Danielle, sigo sempre a regra de Etiqueta que diz : “Todo homem deve ceder o braço direito à dama que o acompanha.” Ou seja, no meu cerimonial, todas as mulheres entram ao lado direito do seu acompanhante, inclusive a Noiva! Claro que muitos questionam o fato da Noiva entrar do mesmo lado das madrinhas… Só tenho uma resposta: Noiva é Noiva!!!! Não será o posicionamento que apagará seu brilho!

Grande beijo no coração de todos!

Danielle Cassu – Cerimonialista

Dúvidas e sugestões : contato@artrei.com.br

@dani_cassucerimonial

Formação:

·        Assessoria e Cerimonial de Casamento Cristão, Judaico e Ecumênico ( Roberto Cohen), Cerimonial Militar ( Fatima Ziegler), Cerimonial Corporativo ( Claudia Matarazzo),Cerimonial de Bodas e Festas de 15 anos ( Roberto Cohen), Etiqueta e Postura ( Fátima Ziegler), Assessoria e Cerimonial Infantil ( Michelly Camelo), Destination Wedding ( Roberto Cohen)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *